Tempo de leitura: 6 minutos
Como Fazer Enxerto de Rosas do Deserto
Muitas pessoas tem curiosidades de como fazer enxerto de rosas do deserto, e para saciar essa curiosidade eu disponibilizei aqui 3 técnicas passo a passo.
Como Fazer Enxerto de Rosas do Deserto
(O que é Enxerto?)
O enxerto é a união do tecido de duas plantas diferentes e pode ser feito de várias maneiras, então para aprender como fazer enxerto de rosas do deserto leia esse artigo até o final.
A enxertia é um método de propagação vegetativa de plantas, que permite a combinação de duas ou mais plantas crescerem simultaneamente em um único pé.
Essa antiga prática hortícola foi criada pelos Romanos e Chineses há 300 anos antes de Cristo.
A principal vantagem desse método é que o porta-enxerto permite cultivo em regiões onde em condições normais não aconteceriam, seja por condições climáticas, seja pela presença de pragas. O enxerto se torna resistente à seca e a doenças.
Antes de começar a fazer os seus enxertos verifique o artigo que fala sobre uso de canela em pó no combate aos fungos e bactérias.
O enxerto e brotação só podem ser realizados em momentos muito específicos, quando as condições climáticas e o estágio fisiológico do crescimento das plantas são otimizados.
Para realizar o enxerto são necessários a estaca (Cavaleiro) e o cavalo, que é a planta receptora. Portanto, neste manual vamos aprender a fazer 4 tipos de enxertos de Rosas do Deserto.
- Enxerto com Garfagem em V
- 2- Enxerto com Pressão
- Enxerto com cola Instantânea e Enxerto 4V.
Como Fazer Enxerto de Rosas do Deserto (Enxerto com Garfagem, (Enxerto em V)

No enxerto por Garfagem, o cavaleiro é chamado de “Garfo”. O Cavalo é o receptor que fornecesse água e nutrientes para o desenvolvimento da planta.
Nesse tipo de enxerto o cavaleiro tem uma de suas pontas cortadas em formato de cunha que se encaixa em uma fenda no cavalo.
Como Fazer Enxerto de Rosas do Deserto
(Enxerto com Pressão)
No enxerto com pressão tanto o cavaleiro quanto o cavalo tem as suas extremidades cortadas de forma plana para facilitar o contato.
O cavaleiro deve ter de 1 à 2 centímetro de comprimento e conter brotos. Ele é pressionado contra o cavalo por meio de um plástico que é esticado e amarrado por um barbante ou liga de borracha.
Mantenha a plana úmida e em sombreamento durante 15 dias. Depois disso retire o plástico. Em aproximadamente 2 meses a Rosa do Deserto florescerá
Como Fazer Enxerto de Rosas do Deserto
(Enxerto com Cola Instantânea)
Esse tipo de enxerto é bem parecido com enxerto de pressão, no entanto não se usa o plástico para pressiona o cavaleiro, em vez disso usa-se cola instantânea para unir o cavaleiro ao cavalo, tendo em vista que cavalo sempre será mais estreito o que o cavaleiro.

Como Fazer Enxerto de Rosas do Deserto (Enxerto com Garfagem,
(Enxerto em 4 V)
Esse tipo de enxerto é parecido com de garfagem em V, mas, no entanto de usa-se 4 Vs.
Usa-se 4 cavaleiros em apenas 1 cavalo. Neste modelo as estacas são maiores, entre 8 a 10 centímetro de comprimento.
Agora vamos fazer os enxertos passo a passo…
Materiais necessários: Estilete, álcool, toalha de papel, tesoura, fitas de plástico, saquinhos de plástico limpos, barbante ou ligas de borracha.
Observação: Para melhor desempenho, os enxertos devem ser feitos durante a lua cheia.
Como Fazer Enxerto de Rosas do Deserto
(Enxerto de Pressão)
- Pegue um estilete e o limpe com papel toalha e álcool para evitar contaminação. Corte uma estaca com 2 centímetro. Não se esqueça de deixar olhos de brotos de onde crescerão os galhos. Acerte bem a extremidade do cavaleiro para facilitar o contato.
Cortando galhos de rosa do deserto
- Limpe o estilete novamente… Pegue uma rosa diferente e prepare o cavalo com um corte plano. Não seque a seiva…

- Corte uma fita de plástico com 3 centímetros de largura e 15 de comprimento. Coloque o cavaleiro sobre o cavalo e o pressione com plástico firme.
- Agora amarre o plástico com um barbante ou use uma liga de borracha para prender o plástico ao cavalo. Agora cubra o enxerto com um saquinho plástico e o prenda com barbante o liga de borracha.
- Deixe o enxerto em meia sobre e mantenha a regua normalmente. Depois de 15 dias retire o plástico.
Como Fazer Enxerto de Rosas do Deserto
(Enxerto com Cola Instantânea)
- Pegue um estilete e o limpe com álcool para evitar contaminação. Corte uma estaca com 2 centímetro. Não se esqueça de deixar olhos de brotos de onde crescerão os galhos. Acerte bem a extremidade do cavaleiro para facilitar o contato.
- Limpe o estilete novamente… Pegue uma rosa diferente e prepare o cavalo com um corte plano. Dessa vez, com papel toalha seque bem a seiva das duas extremidade do cavalo e do cavaleiro.
- Pressione o cavaleiro sobre o cavalo e passe cola em volta das extremidades do cavaleiro e do cavalo.
Tome cuidado para que a cola não entre de baixo do cavaleiro e prejudique o contato das duas extremidades. Por isso mantenha o cavaleiro bem pressionado por alguns segundos até que ele esteja bem firme.
- Cubra o enxerto com um saquinho plástico e o prenda com um barbante ou liga de borracha.
Deixe o enxerto em meia sobre e mantenha a régua normalmente. Depois de 15 dias retire o plástico.
Observação: Ao retirar a estaca de uma rosa e bom que todos os outros galhos sejam podados na mesma altura. Se os galhos estiverem maiores que o do enxerto, a planta mandará seiva para o galho maior, dessa forma demora mais para o enxerto brotar e terá menos brotos.
Plante as sobras de estacas em areia ou substrato para usá-los em outro enxertos.
Use canela em pó nos cortes para evitar contaminação e facilitar a cicatrização. Não regue as estacas até tenham cicatrizado. Isso demora em torno de 5 dias.
Enxerto com Garfagem, (Enxerto em V) Veja em Nosso Manual
Agora você poderá usar a sua criatividade para criar a sua coleção de rosas do Deserto.

Link permanente
Gostei
Link permanente
Obrigado Luciene . Seja bem vinda
Link permanente
Eu não sei como lidar com lidar com sementes que comprei.
Link permanente
Com certeza você aprenderá, espero ajuda-la Rosimeri